Jooji Hato

Descendente de imigrantes das províncias de Ehime e Wakayama no Japão, Jooji Hato nasceu na cidade de Pacaembu, na Alta Paulista. Lá trabalhou com seus pais no roçado de amendoim e depois numa pequena padaria.

Em 1968 veio para Capital onde estudou e tornou-se médico cirurgião geral e pediátrico formado pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Em 1982 foi eleito vereador pela primeira vez, com aproximadamente 60 mil votos (o quarto mais votado da cidade de São Paulo), e graças ao seu trabalho e fidelidade às suas bases, reelegeu-se por sete mandatos consecutivos como vereador da Capital.

Em 1998 foi candidato ao Senado por São Paulo, quando alcançou 300 mil votos.

Em 2010 foi eleito Deputado Estadual e cumpre hoje seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo.

As leis de sua autoria organizam e ordenam a cidade, promovendo o bem estar social, a ordem pública e resgatando a qualidade de vida.

Uma importante luta política de Jooji Hato foi a devolução do Hospital Santa Cruz à Comunidade Nipo-Brasileira, que teve este bem usurpado durante a Segunda Guerra. Foi graças ao seu trabalho e dedicação junto com a Comunidade, que se conseguiu retomar o Hospital Santa Cruz.

Sobre mais esta vitória, Jooji Hato fez a seguinte declaração: “O processo e as ameaças que sofri, são para mim como um diploma, que coroa minha vida de homem público, médico e cidadão brasileiro que defende os legítimos direitos de uma comunidade. Mas, a luta não para por aí, queremos que os imigrantes pioneiros tenham atendimento gratuito no Hospital Santa Cruz.” (Jooji Hato)